Fraude no INSS: Aposentados e Pensionistas Podem Contestar Descontos Indevidos e Solicitar Devolução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, a partir desta quarta-feira (14), o processo para que aposentados e pensionistas possam verificar e contestar descontos indevidos realizados diretamente em seus benefícios.
O que aconteceu?
Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de fraude que pode ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões. Associações e sindicatos teriam realizado descontos sem autorização diretamente na folha de pagamento de milhões de beneficiários do INSS, com a promessa de oferecer benefícios como assistência jurídica, descontos em academias e convênios médicos — muitos dos quais nunca foram entregues.
Quem pode ter sido afetado?
Mais de nove milhões de aposentados e pensionistas foram notificados pelo INSS sobre possíveis descontos indevidos. O restante dos beneficiários que não tiveram qualquer cobrança irregular também foram informados, como forma de transparência.
Como verificar e solicitar o reembolso?
Os segurados devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou ligue para o número 135.
- Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- Verifique se há alguma cobrança de entidade que você não reconhece ou não autorizou.
- Caso o desconto seja irregular, registre a contestação diretamente pelo app ou telefone.
- A entidade tem 15 dias úteis para comprovar que você autorizou o débito. Se não comprovar, deve devolver o valor ao INSS.
- O INSS, então, realiza o depósito diretamente na sua conta vinculada ao benefício.
E se eu não souber usar o aplicativo?
Não tem problema! Quem tiver dificuldade com o app pode resolver tudo ligando gratuitamente para o número 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fique atento!
Mesmo quem não foi afetado por essa fraude deve ficar atento aos extratos mensais do INSS para evitar descontos não autorizados no futuro. Também é possível solicitar a exclusão de mensalidades associativas pelo app ou telefone.
Conclusão
Essa é uma oportunidade para milhões de aposentados e pensionistas reaverem valores cobrados de forma indevida. Fique atento aos seus direitos e compartilhe essa informação com familiares e amigos!
Se precisar de ajuda com o app, ou quer orientação para contestar um desconto, entre em contato com nosso escritório! Estamos aqui para te orientar com clareza e segurança.